página inicial quem somos o que oferecemos a afasia como comunicar testemunhos publicações contactos  
 
     
         
 
 
Testemunhos
     

“E, enquanto sorri...é vencedora!” - Por Conceição Matos

Quer pela sua jovialidade, quer pelos seus cozinhados apetitosos... a Teresa era a alegria do lar.

Costumava viajar muito com o marido, graças ao seu recente estatuto de senhora reformada.

A Teresa, não dispensava as compras diárias logo pela manhã... e quando permanecia em casa, a cozinha era a divisão da casa preferida, onde dava asas à sua imaginação e criatividade e de onde brotavam iguarias muito apetitosas.

Mas, aos poucos, começou por se esquecer de nomes... depois, de palavras e termos... sintomas que começaram a ser cada vez mais frequentes e aflitivos, não só para a própria “Mestre de Culinária” como ,também, para todos aqueles que com ela partilhavam a vida.

O marido, interiormente, estava angustiado, triste... e, decidiu levá-la a um Neurologista, que lhe prescreveu exames médicos complementares de diagnóstico, nomeadamente “State-MMS”, Electromiografia, Electroencefalografia, Mini-mental... o que veio a revelar uma afasia primária progressiva (Transcortical com predominância motora), tratando-se de uma doença progressiva dos défices de memória.

A Teresa começou por frequentar a Associação Nacional de Afásicos, onde o contacto com outros afásicos lhe transmitiu mais ânimo e força de vontade.

Com um olhar sereno e um sorriso muito simpático, nada revela dos segredos das suas emoções, da perda das palavras, da dificuldade comunicativa e de outras limitações...

Caminha, sorrindo... aperta a mão, sempre que chega e parte... trás consigo uma postura recta e firme, como que a impor-se à teimosia do passar do tempo...

Apesar de tudo, quer ser ela a ter a última palavra...por isso, sorri!

E, enquanto sorri...É VENCEDORA!

 

 

 

 

 

 

 

     
 
logotipo heldersign