página inicial quem somos o que oferecemos a afasia como comunicar testemunhos publicações contactos  
 
     
         
 
 
A Afasia
     

Tipos de Afasia

"O cérebro controla o movimento, as emoções, a linguagem, a audição, a visão e o equilíbrio..." (Parr et al, 2004)

O lado esquerdo do cérebro é responsável por várias funções, incluindo as da sensibilidade e do movimento do braço e da perna direitos, assim como a linguagem e a comunicação (Parr et al, 2004). Deste modo, se o lado esquerdo do cérebro for atingido, podem surgir alterações diversas destas funções, dependendo do local e da extensão da área atingida.

Com base na localização da área atingida e dos sintomas apresentados pelo paciente, são frequentemente descritos diferentes tipos de afasia (Caldas, 2000). Assim, podemos ter:

 

TIPO DE AFASIA

FLUÊNCIA DO DISCURSO

COMPREENSÃO

NOMEAÇÃO

REPETIÇÃO

WERNICKE

mais

menos

menos

menos

TRANSCORTICAL SENSORIAL

mais

menos

menos

mais

CONDUÇÃO

mais

mais

menos

menos

ANÓMICA

mais

mais

menos

mais

GLOBAL

menos

menos

menos

menos

TRANSCORTICAL MISTA

menos

menos

menos

mais

BROCA

menos

mais

menos

menos

TRANSCORTICAL MOTORA

menos

mais

menos

mais

 

 

 

 

 

 

 

 

Tabela 1 – Diferentes Tipos de Afasia e características principais.

(+) Capacidade mantida

(-) Capacidade perturbada

 

Défices Associados à Afasia:

Alexia - Na afasia pode haver perturbação da leitura em diferentes níveis, podendo esta incapacidade ser parcial ou total.

Agrafia - independentemente de se poder ou não utilizar a mão direita para escrever, são frequentemente encontradas perturbações da escrita em diferentes níveis, podendo esta incapacidade ser parcial ou total.

Acalculia - o cálculo está também muitas vezes perturbado. Lidar com números, fazer contas ou usar dinheiro, poderão ser tarefas muito complicadas.

 

Outras consequências dos AVC:

Poderemos ainda encontrar, como consequências de um AVC, diferentes quadros de perturbação diferentes da afasia, nomeadamente:

Disartria - "... designação colectiva de um grupo de perturbações da FALA que resulta de distúrbios no controlo muscular dos seus mecanismos, devido a lesão no SNC ou SNP. Designa problemas na comunicação oral devido a paralisia, fraqueza ou descoordenação da musculatura da fala" (Darley, Aronson e Brown, 1975).

Apraxia do Discurso - "Perturbação neurogénica da FALA, resultante de uma deficiência na capacidade de programar os comandos sensoriomotores necessários para o posicionamento e movimento dos músculos que participam na produção voluntária da mesma. Pode ocorrer sem fraqueza significativa ou lentidão neuromuscular e na ausência de perturbações do pensamento consciente ou da Linguagem" (Darley, 1965).

Os dois quadros acima descritos diferenciam-se da afasia por não apresentarem normalmente associadas outros tipos de perturbações, nomeadamente da compreensão, leitura, escrita e/ou cálculo. Podem contudo coexistir com síndromes afásicos, agravando os sintomas e dificultando o prognóstico de recuperação.

 

 
     
 
logotipo heldersign