página inicial quem somos o que oferecemos a afasia como comunicar testemunhos publicações contactos  
 
     
         
 
 
A Afasia
     

O que é a afasia?

Afasia é uma palavra de origem grega (a+phasis), que significa defeito ou perda da palavra, consequente a lesão de centros cerebrais (Grande Dicionário da Língua Portuguesa, 2004).

".uma perturbação, devido a lesão adquirida e recente do Sistema Nervoso Central, da capacidade de compreender e formular linguagem. É uma perturbação multimodal, representada por alterações diversas da compreensão auditiva, expressão, leitura e escrita." ( Rosenberg, La Pointe e Wertz - 1989)

" .a dificuldade temporária ou permanente de satisfazer as necessidades comunicativas de uma pessoa, através de um discurso normal." (Roberta Chapey, 1994)

Causas da Afasia:

A afasia pode ser causada por acidente vascular cerebral (AVC, vulgo trombose), traumatismo craniano, infecções, inflamações e tumores cerebrais. Contudo, a causa mais frequente destas situações é o AVC (Connect, 2004).

Um AVC ocorre quando uma determinada artéria cerebral, que é responsável pela irrigação sanguínea de um determinado território do cérebro, responsável por uma determinada função, é obstruída (AVC isquémico) ou rompe (AVC hemorrágico), provocando a interrupção do fornecimento de oxigénio a essa área. Consequentemente os tecidos cerebrais morrem e a função que desempenhavam deixa de ser executada (Caldas, 2000).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     
 
logotipo heldersign